Início > Cursos-Tutorial-Apostilas-Dicas > Dica – Crie sua própria rádio na Web!

Dica – Crie sua própria rádio na Web!


O Shoutcast, aplicativo do Winamp, possibilita ao usuário desenvolver seu canal de rádio gratuitamente

Você gosta de ficar conectado a uma web rádio? Bom, fique sabendo que é mais fácil do que parece criar seu próprio canal de rádio online – e sem gastar muito dinheiro. Confira na matéria como isso é possível e veja dois exemplos brasileiros independentes bem-sucedidos. E para criar sua própria webradio, é só seguir os passos abaixo.

Para criar sua própria webradio, siga os passos abaixo

Primeiro, você deve fazer o download de dois programas. Um deles é o Winamp. Outro programa necessário é o ShoutCast, que é composto de um servidor, e um plugin para o Winamp. Você deve baixar os seguintes arquivos:
ShoutCast DSP Plug-In
SountCast Win32 Server

Instale os dois programas, além do próprio Winamp.
O Shoutcast provavelmente criou o atalho no menu “Programas”, dentro do menu “Iniciar”. Clique no ‘Edit SHOUTcast DNAS Configuration’. É um arquivo de texto. Você deverá editá-lo da seguinte forma:
Mude o MaxUsers para 10 se a conexão for de 256kbps ou coloque o tanto que vc quiser. A conta deve ser a seguinte: Velocidade da conexão / 24 => nº máximo de conexões arredondado para o menor.
Mude o Password. Você irá usá-lo para controlar o servidor pelo Winamp. No campo Portbase, deixe o número 8000, que é o padrão.
Estes são os campos mais importantes. Os outros são opcionais, como alterar o título da rádio e linkar a sua rádio em outra. Importante: sempre que alterar o arquivo de configuração, você deverá REINICIAR o SERVIDOR SHOUTCAST (clique em KILL SERVER).
Agora chame o WinAMP, e vá na janela de preferencias: (CTRL + P ou OPTIONS -> Preferences), PLUGINS -> DSP -> Marque a opção SHOUTcast DSP Plugin e clique em CONFIGURE.
Clique na aba OUTPUT, marque a opção OUTPUT1, e clique em CONNECTION.
Coloque 127.0.0.1 como sendo seu endereço, coloque a porta que você definiu na configuração (8000), marque a opção de Conect at Startup se desejar automatizar a chamada da rádio (caso contrário terá que realizar a conexão manualmente no seu endereço sempre que quiser ativar a rádio), e coloque a senha (password) que você definiu no arquivo de configuração do servidor anteriormente.
A princípio agora você já estará pronto para colocar sua rádio no ar.
Re-inicie seu computador, abra o winamp, e ative o servidor shoutcast e conecte o plugin (se você colocou para conectar no startup não será necessário realizar a conexão manualmente).
Pronto, agora vá no endereç http://seu-ip:8000 e veja sua rádio no ar.
Para iniciar o servidor, abra o ‘SHOUTcast DNA (GUI)’ no mesmo menu das configurações. A janela que irá se abrir deve ser parecida com esta:

Nesta janela, você pode ver quantas conexões estão ativas no seu servidor e o máximo de usuários (0/10) na parte inferior direita. Pronto! Se a janela apareceu dessa forma, seu servidor está funcionando. Agora você precisa disponibilizar dados neste servidor, no nosso caso, músicas do Winamp. Arraste esta janela para um canto e abra o Winamp.
Você deverá configurar os dados da sua página clicando em ‘Yellowpages’. Coloque o nome da rádio em Description, e os outros dados em seus respectivos lugares. Detalhe importante: não deixe nenhum em branco. Coloque pelo menos N/A. Volte na aba ‘Connection’ e mude o campo ‘Password’ para a senha que você cadastrou no arquivo de configuração.
Vá em ‘Encoder’ e certifique-se que esteja selecionado ‘Mp3 Encoder’ e ’24kbps, 22.050kHz, Mono’.
Pronto. Sua rádio está configurada. Basta você selecionar ‘Output’ novamente e clicar em ‘Connect’. Se na caixa ‘Status’ começar a aparecer a quantidade de bytes enviados, tudo está correto. Sua rádio já está online. Basta você divulgar seu endereço (http://seuip:8000/listen.pls).

Se você quiser dar uma de locutor, falando alguma coisa ao vivo, na orelha ‘Input’ da janela do plug-in do shoutcast, troque ‘Winamp (recommended)’ por ‘Soundcard Input’. Aí é só você apertar ‘Push to Talk’ para falar. Se você gostar muito de falar e tiver com o dedo doendo, clique em ‘Lock’ e o botão ficará travado até você apertá-lo novamente.

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: